A Internet já supera os jornais e se aproxima da TV na obtenção de notícias nos EUA, aponta estudo realizado pelo Pew Project Excellence in Jornalism e divulgado na segunda-feira (14/3).
De acordo com o relatório “State of the Media 2011“, 34% dos americanos disseram ler notícias online – em 2008, esse porcentual era de 29%.
Em comparação, a porcentagem dos que declararam ler jornais impressos foi de 31%, índice inferior aos 34% aferidos em 2008.
Em comparação, a porcentagem dos que declararam ler jornais impressos foi de 31%, índice inferior aos 34% aferidos em 2008.
Em dezembro, outra pesquisa – esta, da eMarketer – havia apontado que pela primeira vez os gastos de publicidade com Internet superaram os com jornais nos EUA. Foram 25,8 bilhões investidos em propaganda na Internet, ante 25,7 milhões de dólares em publicidade em jornais.
A pesquisa aponta que a Internet, nos EUA, fica atrás apenas da TV, que foi a preferência de 58% dos entrevistados em 2010.
Entre os jovens, contudo, a Internet é a mídia preferida: 65% dos entrevistados entre 18 e 29 anos apontaram a web como sua principal fonte de notícias.
Entre os jovens, contudo, a Internet é a mídia preferida: 65% dos entrevistados entre 18 e 29 anos apontaram a web como sua principal fonte de notícias.
Em relação ao tempo gasto por mídia, a pesquisa revelou que os americanos gastam em média 13 minutos com a leitura de notícias online – três minutos a mais que com jornais impressos, porém 19 minutos a menos que com TV.
Sobre modelos de cobrança, 36% dos adultos disseram que pagariam por conteúdo noticioso local. No entanto, apenas 6% afirmaram estar dispostos a pagar por meios que não o jornal impresso, como apps de notícias (1%) ou outro conteúdo online (5%).
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